Depoimento do Dr. Alexandre Saúl SG da I.E.I.A

Octávio&AlexandreOctávio&Saúl

Dr. Alexandre Saúl

Dr. Alexandre Saúl

Reverendo. Pr. Octávio Fernando

Que exemplos à seguir?

Antes de abordar o tema para o qual foi solicitada a minha modesta contribuição, quero exprimir a minha gratidão à Deus pelo Serafim Quintino, pelo convite e por aqueles que opinaram que eu poderia prestar este depoimento.
Espero poder ser útil aos que a ele tiverem acesso e confesso desde já que me sinto pequeno demais, para tecer algumas considerações acerca de tão nobre figura dada à esta Nação, pelo nosso Deus.

Conheci o Pr. Octávio Fernando na casa da missionária Iris Floyd do Nascimento, onde me encontrava a viver, no Apartamento da rua Comandante Gika nº 3, 7º piso, porta 7; depois da Independência de Angola, em finais da década dos 70.

Depois de ter conhecido o Pastor Octávio, as nossas relações foram-se estreitando com a chegada da irmã Tonica (Antónia Leonora Van Der Meer), missionária Brasileira ao serviço do Grupo Bíblico de Estudantes Cristãos de Angola – GBECA.

Na altura eu era o presidente do GBECA, a irmã Tonica consultora e o Reverendo. Octávio ministrava como conselheiro dos estudantes cristãos, em plena época do comunismo em que se apregoava que Deus não existia.

O estreitamento de relações consumou-se quando o Reverendo Pr. Eliseu Simeão, na qualidade de Presidente da Aliança Evangélica de Angola – AEA, me convida para integrar os quadros daquela Instituição, ainda como estudante de medicina, e militar das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola -FAPLA.

Com o convite e a aceitação de trabalhar voluntariamente para a AEA, onde o Reverendo Octávio era o Secretário Geral (SG), inicia-se um relacionamento que permite, com uma certa autoridade, apreciar algumas facetas do que se pede acerca do Rev. Octávio; que foi o Ministro do meu casamento com Maria Micas Ferreira Cardoso Saul (Miquita), registado nos livros do Bº do Café com o número 1/88.
Assim, passo à uma breve apreciação sobre o Reverendo Octávio, a pedido do irmão Serafim Quintino, actual Presidente do GBECA.

EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS
Como:
• Pastor
• Líder
• Gestor
• Administrador
• Pessoa

COMO PASTOR
Como Pastor, o Rev. Octávio Fernando, embora exerceu muito bem o seu ministério. O Pastor é aquele que cuida das ovelhas, alimenta, protege, guia, mostra o caminho, resgata e sempre que necessário repreende. Tem por isso uma vara e um cajado na sua mão.

Não sei de todas as facetas, porém apraz-me dizer que ele alimentava bem as ovelhas. Dedicava-se ao ensino, pregação e evangelismo e tinha um carisma todo especial para o seu ministério.
É justamente baseado na crescente confiança e dedicação ao ministério do Senhor que convidamos o Rev. Pastor Octávio para ministrar o nosso casamento, no dia 5 de Novembro de 1988, na Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola, Congregação do Bairro do Café, Maculusso, Luanda localizada na Rua Bento Banha Cardoso nº 29 R/c, junto do Magistério Alda Lara, por sinal a primeira Igreja da IEIA em Luanda, fundada em 1969.

Casamento registado sob o nº 1, no Livro dos registos de casamentos realizados na Igreja Local, depois da retirada dos irmãos portugueses e missionários de outras nacionalidades que frequentavam aquela congregação.
Com a confiança, o respeito, a autoridade e a coragem que conquistou no País, foi o pastor mais convidado a tomar o púlpito nos cultos ecuménicos, para proferir mensagens proféticas à Nação. Foram momentos muito especiais de admoestar, redarguir, corrigir e instruir em toda a boa obra. As suas mensagens eram revestidas da autoridade Divina, abrangentes e contextualizadas, atingindo a todos quantos o ouviam, desde os políticos, religiosos e povo em geral.
Como Pastor, exerceu o seu ministério com zelo e dedicação. Isto é um exemplo a seguir.

COMO LÌDER
O Rev. Octávio foi um Líder, Gestor e Administrador, incontestável. Era humilde e sabia orientar e julgar com equidade. Trabalhei com ele de 1997 à 2007. Foram 10 anos de interacção, convivência e aprendizado. Nas muitas viagens que fizemos ao Serviço da AEA, partilhamos de experiencias marcantes.
O trabalho secular, no Banco Nacional de Angola e o curso pastoral que frequentou na Missão de Kaluquembe, contribuíram para formação do líder que foi Octávio Fernando.
Sabia trabalhar em grupo, ouvir as opiniões da sua equipa e tê-las em consideração.
Como exemplo cito a instituição de um encontro semanal com a sua equipa de trabalho, para auscultar, corrigir e encorajar, nos bons e maus momentos que a Aliança Evangélica de Angola estivesse a atravessar.
Era um encontro de trabalho aberto à críticas e auto-críticas.
A sua liderança ultrapassava as fronteiras da AEA, estendendo-se para o ecumenismo Angolano, para a África e o Mundo, com especial destaque para o Brasil onde era sistematicamente convidado a participar de encontros de líderes, bem como para ministrar a Palavra de Deus.
Se quisermos liderar bem, gerir bem e administrar bem, devemos respeitar o trabalho em equipa porque se uma cabeça pensa bem, duas ou mais cabeças pensam melhor e isto o Pastor Octávio sabia fazer muito bem. Este é mais um exemplo à ser seguido

COMO PESSOA
Como pessoa, Reverendo Octávio foi profundamente humano.
Lembro-me de muitos episódios em que, aos olhos de algumas pessoas, era tido como sendo o “mau da fita”. No entanto, tudo isto era porque ele não deixava passar actos de descriminação, principalmente quando a AEA cresceu e tinha muitos trabalhadores em Luanda e nas Províncias, assim como cooperadores estrangeiros.

Muitas vezes O Rev. Octávio chorou no escritório, por solidariedade aos injustiçados e desfavorecidos. Tinha um coração nobre, mostrando muito carinho pelas crianças.
Partilhei momentos ímpares, de oração, durante as deslocações em serviço para o interior e exterior do País. Este exemplo de sensibilidade humana deve ser seguido

Conclusão: Das qualidades do pastor amigo, conselheiro e líder carismático, abordadas a pedido do presidente do GBECA, trouxemos aqui apenas alguns exemplos a serem seguidos por todos quantos queiram viver piamente.

Alexandre Saul

27/01/2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: