35º ANIVERSÁRIO DA AEA

Antigos trabalhadores da AEA que mantém há anos encontros de reflexão sobre questões sociais, económicas, culturais e políticas da nação, à luz da ética e moral cristã organizaram, ontem, uma palestra com o tema: AEA- passado, presente e futuro seguida de um cocktail para comemorar o aniversário da organização.

No dia 27 de Dezembro de 1974 «mais de 50 representantes e delegados das Igrejas Evangélicas e Missões de seis denominações» fundaram em Benguela, a Associação de Evangélicos de Angola (AEA), que mais tarde adoptou a designação Aliança Evangélica de Angola (AEA).

O Pr. António João da ICEA, um dos co-fundadores que contribuiu com ideias e dinheiro para que a AEA sobrevivesse as crises da infância, convidado a falar sobre o passado da instituição que ajudara a criar, disse entre várias coisas que, o objectivo da organização mantém-se o mesmo: Promover a cooperação entre as Igrejas, a evangelização, defender a fé cristã contra os seus inimigos e promover a acção social.

Segundo o Secretário-geral da AEA, Pr. José Abias, a organização está a passar por uma crise resultante de uma conjugação de diversos factores, com destaque para a mudança de estratégia no sector de acção social e a estabilidade das Igrejas membros (tradicionais): «há por um lado muita pressão por parte de igrejas novas que procuram filiação para fugirem a ilegalidade e por outro as igrejas tradicionais, que sendo já estáveis dispensam a cooperação com as outras».

O Pr. Albano Mavela abordado a questões do que a AEA ainda pode fazer? Considera que a AEA como comunidade de fé deve assumir um papel de reconciliador sob pena de suportar estruturas de violência. A AEA não tem como deixar de promover a justiça, a paz e o desenvolvimento.

O encontro que teve lugar no CEIA (instalações da AEA) contou com a presença de 18 pessoas dos quais 5 mulheres.

Luanda, 28 de Dezembro de 2009.

Feito por: Serafim Quintino

2 respostas a 35º ANIVERSÁRIO DA AEA

  1. Canda Justino diz:

    Primeiro agradecer pelo artigo e pe,lo esforço que o irmão serafim faz para nos manter em contacto com os assuntos desta indole.
    2ºAEA, acho deve rever os objectivos que levou a ser criada e ver se ainda se adcua com o tempo e os momentos que vivemos.
    3. As Igrejas devem pensar serio sobre io o futura da AEA e fazer que ela desempenhe o seu papel da sua criação.
    Obrigado. Canda Justino

  2. CUSTODIO JOB LUCAS diz:

    por favor amodo… desejo saber os nome das igrejas membro da alianaça evangelica de angola

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: